sábado, 29 de agosto de 2009

O CEARÁ: NATUREZA E PAISAGENS


Infelizmente nem sempre a natureza é respeitada. É uma pena que as pessoas não compreendam que a destruição da natureza causa desastres como: seca, enchentes, erosão, doenças, proliferação de insetos e tantos outros males que trazem miséria para a população. O lixo jogado nos rios e no chão, tantos incêndios e desmatamentos, estão acabando com as matas.
A natureza está sendo ameaçada, mesmo assim tem muita coisa bonita para ser ver. A vegetação de modo geral é sempre verde e o clima não é tão quente. Em algumas épocas do ano chega até a fazer frio. As inúmeras fontes de água, as cachoeiras e as chuvas frequentes tornam a paisagem serrana muito bela.

A natureza é essencial a vida.

O HOMEM E A NATUREZA


A natureza é constituída de tudo que existe no mundo que não é obra do homem.

A natureza está em constante transformação contribuindo para isso as mudanças que ocorrem no clima, no relevo, na vegetação, no solo, e sobretudo, as que são feitas pelo trabalho do homem. As transformações que o homem faz na natureza, ou seja, suas descobertas e invenções.
A natureza é uma grande amiga do homem, por isso ela tem que ser cuidada, respeitada ,defendida, amada. Só assim o homem poderá continuar usando os recursos que ela oferece. As pessoas têm se preocupado com a preservação da natureza. A natureza precisa ser preservada. Vocês sabiam que as destruições e perdas provocadas pelo desmatamento são tão graves que são consideradas a pior e a mais perversa forma de exploração da natureza.

O desmatamento, sem controle, pode provocar mudanças que ameaçam a vida dos seres vivos. Em consequência disso, a natureza perde o seu equilíbrio, ocorrendo desastres ecológicos na Terra.

Da mesma forma que o desmatamento, a queimada também, se naõ for controlada, pode provocar desastres como a erosão do solo. Muita gente desmata só pra plantar, mais há também os que fazem desmatamento para a criação de animais, para a construção de cidades, de sítios, de açudes, de estradas, de casa, de pontes, para a mineração, para a indústria e para outros fins. Querendo ganhar dinheiro, eles derrubam árvores para vender a madeira como lenha, carvão, ou para fazer cerca. Quantas árvores que passaram anos para crescer são destruidas num minuto! E o pior é que a quantia paga ao sertanejo pela madeira arrancada é tão pequena que pouco vai adiantar para o sustento da sua família.

Autoria: Ana Maria Moreira



















quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CHAPADA DO ARARIPE


A chapada do Araripe é considerada um oásis, no seu subsolo situado entre os estados do ceará, pernambuco e piauí , apresentando um extenso reservatório de água. As espécies de vegetação que vivem próxima da chapada do Araripe são abundantes.

Entre a flora, podemos destacar os visgueiros, a faveira e o pequi. As extensas regiões ao redor da chapada, estão num local considerado semi-árido, abaixo dos 400 metros de altitude, apresentando vegetação típica da caatinga.

Dentre as espécies da caatinga, são encontradas o mandacaru, a cabeça-de-frade e a famosa unha-de-gato. Num passado distante, esta região era submersa, a Bacia do Araripe começou a se formar durante a fragmentação do continente Gondwana, momento em que a América do Sul e a África estavam se separando.

A separação entre os continentes iniciou há 133 milhões de anos no eixo sul, formando o oceano Atlântico. A medida em que a separação entre a América do Sul e da África ocorria, surgiam várias fraturas entre os continentes.

Formou-se um conjunto de camadas conhecida como formação Santana, subdividida em três membros: Carto, Ipubi e Romualdo. O Crato é formado por calcários laminados, com rochas ricas em fósseis de insetos e peixes. O membro Ipubi apresenta extensos depósitos de sais, incluindo o gesso. O membro Romualdo apresenta nódulos, possui grandes unidades fossilífera em milhares de nódulos que contém restos de peixes e plantas.

Características

Sopé da Chapada do Araripe na cidade do Crato
Chapada do Araripe no Crato.

Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio arqueológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-araripe.

retirado do seti


http://www.wikipedia.og.wiki/chapada do araripe

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NORTE DO ESTADO DO CEARÁ

Hoje em dia nas cidades vivem cerca de 50% da população mundial, isso significa grandes problemas ambientais como: as questões da água, lixo, da poluição e do alto consumo de energia.Veja neste artigo como a construção de casas *ecológicas* podem diminuir os impactos dessa degradação.

Exemplos de "casas ecológicas" são muito divulgados na mídia, mas são vistas como curiosidade e idéias futuristas, pelo grande publico.Um dos desafios dos engenheiros contemporâneos é desmistificar esse assunto e difundir a idéia de desenvolvimento sustentável, construindo essas casa no meio urbano, em lotes comuns, adaptadas as condições locais de materiais e mão-de-obra.Atualmente é possível construir casas e edifícios "ecológicos" no Brasil, com sistemas e materiais alternativos disponíveis no mercado da construção civil, nada de tecnologia sofisticada e cara, são técnicas simples e acessíveis em projetos de planejamento urbano e ambiental.As vantagens ambientais são nítidas, as vantagens econômicas são capazes de convencer até os mais céticos, já que o consumo de energia reduz pelo menos 40%, o de água até 50% e o custo da obra é 10% menor durante a construção, se comparada a uma residência convencional. Ou seja economia imediata na obra e ao longo de anos.Sem falar na economia do município, pois reduz 60% do entulho da obra, 50% do esgoto despejado no sistema publico e contribui em 80% da área verde da cidade, considerando soluções como tetos-jardim.A construção de casa e edifícios "ecológicos" resolveria grandes problemas urbanos e ambientais nas cidades brasileiras, mostrando a sociedade que é possível desenvolver sustentavelmente, sugerindo novos comportamentos e uma nova forma de ocupação do solo urbano.

JARDIM CEARÁ


AQUI UM DIA EXISTIU UM BELO CANAVIAL!
PENSE QUE NO FUTURO PODE NÃO HAVER NEM ISSO QUE VOCÊ ESTÁ VENDO AGORA! É RUIM? ENTÃO VAMOS PRESERVAR!

LIXO QUE SE TORNA LUCRO


Gás de lixo pode produzir 15% da energia do Brasil

Técnica incentiva manejo correto de resíduo e ajuda a combater o efeito estufa! Apesar do seu potencial, estudo realizado para o Ministério das Minas e Energia privilegia energias eólica e solar como alternativas, não que isso seja ruim. Mas, por que não investir no lixo?
O lixo das 300 maiores cidades brasileiras poderia produzir 15% da energia elétrica total consumida no país. Estima o Plano Decenal de Produção de Energia 2008/ 2017, esse documento deveria ser lançado ainda neste mês e está em fase final de elaboração.Apesar dessa previsão, o Ministério de Minas e Energia - que encomenda o relatório desde 2006, para balizar suas ações - não tem planos de realizar leilões com a energia do lixo nos próximos anos. Segundo o governo, as prioridades em fontes renováveis são eólica, solar e hidrelétrica.A falta de perspectivas aumenta a defasagem do Brasil na tecnologia de eletricidade produzida por meio do lixo, na avaliação do professor Luciano Bastos, responsável pelo capítulo que avalia esse potencial no plano decenal a ser lançado.Bastos, que é pesquisador do Ivig (Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais), diz que a única usina construída especialmente para aproveitar o potencial energético dos dejetos é a termelétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com capacidade de 200 kW por mês, suficiente para abastecer 2.300 casas - isso já seria um começo-. Além dessa usina, há os aterros sanitários Novagerar, em Nova Iguaçu (zona metropolitana do Rio), Bandeirantes e São João, em São Paulo, que utilizam o gás metano resultante da decomposição natural da matéria orgânica - e não deixam ele simplesmente "solto" no ar poluindo a atmosfera-.Carbono à vendaA transformação de lixo em energia teria ainda duas conseqüências benéficas, na opinião de pesquisadores.- A primeira é incentivar a armazenagem correta dos resíduos, que passam a ser matéria-prima. Dados do IBGE de 2000 indicam que 63,3% dos municípios brasileiros tratam o lixo de forma errada -em geral apenas determinam o terreno em que os detritos devem ser jogados.- Outro benefício seria econômico: assim como outras fontes de energia renovável, o lixo pode gerar créditos de carbono e favorecer o Brasil nas negociações sobre mudanças climáticas. A geração de créditos se deve à queima do metano, produto natural da decomposição orgânica. Este gás é mais danoso ao aquecimento global do que o gás carbônico CO2 - mas é eliminado com a combustão.
Os números mostram que gerar energia com o lixo já é possível, mas é um processo caro. Talvez com a ajuda do governo isso seja possível, mas enquanto ela não vem, cada um deve fazer a sua parte e -pelo menos- cuidar bem do seu lixo.O que quero dizer com isso? Simples, encontre alternativas para diminuir a sua geração de lixo. Eu por exemplo separo todos os materiais reciclaveis para no final da semana trocar por alimento por um programa da minha cidade. E o orgânico também separo, quando a lata está cheia enterro o lixo no meu canteiro e depois como verduras fresquinhas - e orgânicas-. Por último aquele lixo que acaba indo para o cesto, todos os dias amasso ele bem, fecho e assim uma sacola dura dias e o lixo já vai bem compactado, diminuindo o volume ;)Faça você também a sua parte.
preserve a natureza...

A POUIÇÃO É UMA CONSEQUÊNCIA DO PROGRESSO


A poluição é uma consequência natural do progresso. Isso porém, não é bem verdade. Existem muitas formas de evitar a agressão cada vez maior que o homem prática contra a natureza sem contudo deixar de progredir.

Se os esgotos forem tratados antes de serem despejados nos rios, mares e lagos, as águas não ficarão poluidas.

Se o lixo paasar por um tratamento especial, ele poderá ser transformado em adubo para fertilizar o solo, em vez de contaminá-lo. Se os pesticidas e os adubos químicos forem utilizados com mais cuidado, não prejudicarão tanto o equilibrio da natureza. Vamos alertar as pessoas que a natureza deve ser bem preservada para não prejudicar os seres humanos.

A poluição pode e deve ser evitada. As providências para isso é uma tarefa que cabe principalmente aos governos de todos os países, mas também a cada um de nós.
ana SOS natureza
26/08/2009