quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CHAPADA DO ARARIPE


A chapada do Araripe é considerada um oásis, no seu subsolo situado entre os estados do ceará, pernambuco e piauí , apresentando um extenso reservatório de água. As espécies de vegetação que vivem próxima da chapada do Araripe são abundantes.

Entre a flora, podemos destacar os visgueiros, a faveira e o pequi. As extensas regiões ao redor da chapada, estão num local considerado semi-árido, abaixo dos 400 metros de altitude, apresentando vegetação típica da caatinga.

Dentre as espécies da caatinga, são encontradas o mandacaru, a cabeça-de-frade e a famosa unha-de-gato. Num passado distante, esta região era submersa, a Bacia do Araripe começou a se formar durante a fragmentação do continente Gondwana, momento em que a América do Sul e a África estavam se separando.

A separação entre os continentes iniciou há 133 milhões de anos no eixo sul, formando o oceano Atlântico. A medida em que a separação entre a América do Sul e da África ocorria, surgiam várias fraturas entre os continentes.

Formou-se um conjunto de camadas conhecida como formação Santana, subdividida em três membros: Carto, Ipubi e Romualdo. O Crato é formado por calcários laminados, com rochas ricas em fósseis de insetos e peixes. O membro Ipubi apresenta extensos depósitos de sais, incluindo o gesso. O membro Romualdo apresenta nódulos, possui grandes unidades fossilífera em milhares de nódulos que contém restos de peixes e plantas.

Características

Sopé da Chapada do Araripe na cidade do Crato
Chapada do Araripe no Crato.

Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio arqueológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-araripe.

retirado do seti


http://www.wikipedia.og.wiki/chapada do araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário